(31) 3654-2825

vendas@marconsultoria.com

Reuso em Lava a Jato de Posto de Combustível

Somos especializados em projetos de tratamento e reuso de águas geradas em lava a jato de postos de combustíveis.

Focamos nosso trabalho em oferecer uma água de qualidade que garanta redução de custos, sustentabilidade e atendimento às exigências das  legislações ambientais.

Os efluentes gerados nesse processo, contêm sólidos em suspensão, sólidos sedimentáveis, óleos & graxas, detergentes dentre outros poluentes que precisam ser removidos para que se poder fazer novo uso da água ou apenas descartá-la na rede pública coletora dentro dos parâmetros aceitos pela legislação ambiental.

Um sistema para tratamento e reuso de água consiste em acumular água suja, realizar o tratamento com adição de produtos químicos, filtrar para remoção de sujidades em suspensão, remover lodo formado com a adição dos produtos químicos e desinfectar para remoção de patógenos.

Sistema de Tratamento de Efluentes e Reuso

O processo de tratamento inicia-se numa caixa separadora de areia, passa por um separador de água e óleo antes de ser armazenada num tanque de equalização.

Da equalização, são enviados ao tratamento, através de bombeamento para receberem dosagens de produtos químicos, promovendo mecanismos de coagulação e floculação química, sendo em seguida filtrados para retenção de sólidos suspensos, redução de turbidez e adsorção de cor e odores indesejáveis dissolvidas na água tratada.

Ao final dessa etapa, a água tratada recebe dosagem de desinfectante, ficando prontos para nova reutilização.

Periodicamente, os filtros devem ser limpos com injeção de água tratada em regime de contra fluxo ao leito e suas águas descartadas no início do processo de tratamento.

O reuso de água não é infinito.

Apesar do tratamento remover contaminantes, a adição de produtos químicos com sabões/detergentes utilizados, vão se concentrando em várias vezes ao ponto de não mais ser possível serem removidos com tratamento convencional, inviabilizando a reutilização, tornando-se saturada.