(31) 3654-2825

vendas@marconsultoria.com

Projetos de instalação de Biodigestores e Fossas Sépticas

Desenvolvemos projetos de sistemas de tratamento de esgotos domésticos e sanitários conforme normas da ABNT e tecnologias disponíveis.

Buscamos aliar simplicidade e economia para qualquer porte de empreendimento que necessite de um sistema de tratamento de esgoto.

Projetamos sistemas que utilizam processos biológicos, aeróbios, anaeróbios e conjugados para atender às necessidades de segmentos como comunidades habitacionais, complexos industriais, centros comerciais e muitos outros.

Processos de tratamento de esgotos acessíveis, para qualquer porte.

Econômicos, eficientes e com excelentes resultados na qualidade do esgoto tratado.

Cada projeto visa atender demandas de tratamento de esgoto, sob condições previamente definidas para cumprimento dos padrões de lançamentos.

Descritivo básico

​A principal função do tratamento de esgoto é transformar matéria orgânica poluente presente nos corpos hídricos, em compostos menos agressivos e biodegradáveis de reduzida carga tóxica ao meio ambiente. Ao fim desses processos, a água tratada é armazenada novamente, ficando à disposição para consumo.

O tratamento é baseado em reações biológicas que ocorrem normalmente na natureza.

Em termos de resultados, a matéria orgânica expressa na forma de DBO é convertida em compostos mais simples e estabilizados como dióxido de carbono, água, nitrogênio e biomassa inerte (lodo).

O esgoto bruto passa por caixas de gradeamento para remoção de sólidos grosseiros, calha Parshall para medição de vazão até ser encaminhado para os equipamentos do tratamento secundário, seja ele de caráter anaeróbio, como sistemas sépticos e reatores tipo UASB ou aeróbios como reatores aerados e lodo ativado recirculante.

Em quaisquer desses processos, o esgoto tratado passa por processos de decantação para sedimentação do lodo gerado, filtração biológica e para finalizar, desinfeção, antes do destino final que pode descarte ou reuso interno.​

O lodo é removido por meio de simples transferência ou bombeado para adensadores e, posteriormente, para bolsas ou painéis de tecido geofiltrante.​

A desinfecção do esgoto tratado pode ser realizada quimicamente com sanitizante ou através de radiação ultravioleta, quando interesse for para reuso secundário.​

Salientamos que não é recomendado reuso para consumo humano ou animal e irrigação sem as plenas garantias de ausência de bactérias e microrganismos patogênicos.

Capacidades
  • Biodigestor para 600 a 3000 litros ou 5 a 30 contribuintes (pessoas).

  • Fossa e Filtro Anaeróbio para 3.000 a 30.000 litros ou 10 a 300 contribuintes (pessoas).

  • Sistemas anaeróbios (Reator UASB) para 5.000 a 20.000 litros ou 50 a 500 contribuintes (pessoas)

  • Sistemas aeróbios (Lodo Ativado) para 5.000 a 200.000 litros ou 100 a 15.000 contribuintes (pessoas).

  • Sistemas mistos conjugados (Anaeróbio e Aeróbio) para 300 a 30.000 contribuintes (pessoas).